Você sabia que o focinho indica como está a saúde do seu pet? Aprenda a decifrá-lo

IMG_20150518_180002

O focinho é um indicador da saúde do cachorro e de fatores externos que influenciam no seu bem-estar. Aprenda abaixo algumas características dessa região do corpo do peludo, de acordo com o veterinário Marcelo Quinzani, diretor clínico do hospital Pet Care (SP).

UMIDADE → Dos cinco sentidos, o olfato é o mais desenvolvido nos cães. E, para potencializar ainda mais os odores, a umidade nasal é fundamental. Por isso, cão saudável tem o focinho sempre úmido e lubrificado.

SECURA → Mas, ao contrário do que pensamos, focinho seco não é necessariamente sinal de doença. Essa região pode ficar ressecada por conta da idade do pet ou do clima, como dias mais secos.

DESBOTAMENTO → A despigmentação no nariz pode ocorrer por envelhecimento, pelo contato com produtos tóxicos ecáusticos ou por distúrbios, como o vitiligo. Também pode ser originada por algumas doenças imunomediadas.

(Texto Luciana Faria | Foto Ricardo prado| Adaptação clube das patas)

(copiado da Revista Meu Pet Ed. 38)